Ir para...
HÁ 45 ANOS A DIVULGAR O CINEMA DE ANIMAÇÃO
O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma atividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projecto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.
Institucionalmente, este Festival, organizado por uma associação sem fins lucrativos, é aprovado pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação e conta com o apoio do Ministério da Cultura / ICA I.P. – Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Juventude /Instituto Português da Juventude e o patrocínio de várias entidades privadas, para além de parcerias estratégicas para efeitos de divulgação e promoção.
A oportunidade de apresentar um filme no CINANIMA significa para muitos profissionais uma das poucas possibilidades de poder mostrar ao público o fruto do seu trabalho e esforço, para além dos privilégios a que os premiados têm direito. O vencedor do Grande Prémio do CINANIMA na categoria de curtas-metragens fica apurado para o pré-concurso às nomeações para os Óscares da Academia de Hollywood. Ao longo destes mais de 40 anos de atividade, o CINANIMA contribuiu para a criação de novos públicos para este género, permitindo que o cinema animado pudesse ser reconhecido pelo grande público como um género nobre, afastando o habitual preconceito redutor de que os desenhos animados são para crianças, e consagrando a animação como uma plataforma de comunicação artística multidisciplinar por excelência.
Para além de facilitar o contacto entre os profissionais do ramo e entre estes e o público, o CINANIMA tem um forte empenho na formação dos profissionais da área e do público em geral, vindo nos últimos anos a desenvolver um programa formativo em várias áreas de saber ligadas às artes visuais.
Um festival como o CINANIMA não é feito apenas de filmes, sendo inúmeras as exposições, oficinas, masterclasses, encontros e outras iniciativas que ocorrem durante a semana. Para quem não tem tempo ou disponibilidade de acompanhar um festival a tempo inteiro, e prefere condensar a sua visita e ser servido com uma boa selecção, o último dia do Festival é dedicado aos premiados, e apresenta quatro sessões que são muito apreciadas pelo público em geral. Quem conhece já sabe que vai ser bem recebido. Se nunca veio, aproveite e descubra!
Se acha que não gosta de desenhos animados, então não tenha dúvidas e venha surpreender-se.